O PINTOR ANTÓNIO SAMPAIO (I)

O centenário do nascimento do pintor António Sampaio é pretexto para lembrar algumas das suas obras e deixar umas notas biográficas. 

António Sampaio nasceu em Vila Nova de Gaia a 19 de Agosto de 1916.
 Com 14 anos de idade ingressou na Escola de Belas Artes do Porto, no curso Preparatório, e em 1932 transitou para Curso Especial de Pintura. Na mesma Escola prosseguiu os seus estudos no Curso Superior de Pintura (1937-1944) em que foi aluno de Dordio Gomes e Joaquim Lopes.

Durante o seu percurso académico conciliou os estudos com o trabalho na "Cerâmica Lusitânia", tendo durante a licenciatura concretizado vários trabalhos artísticos e frequentadas tertúlias e grupos de intelectuais.
Podemos destacar, deste período, a realização de decorações murais para estabelecimentos comerciais e equipamentos culturais, assim como obras oficiais, nomeadamente os trabalhos em parceria com o pintor Abel Moura para a Exposição Colonial Portuguesa, em 1934. Na baixa portuense, entre outros, pintou os frescos da pastelaria Bocage, na Rua Santo Ildefonso, ilustrou a obra "Sede" de António Ramos de Almeida (1942), livros escolares de Pedro Homem de Melo e postais de cariz etnográfico (1944). Com o arquiteto António Neves desenhou brasões para ornar reposteiros de solares (1938).

Em 1939, associou-se a uma tertúlia cultural de oposição política ao Estado Novo, que reunia no Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, Porto, e era frequentada por vários intelectuais como Eduardo Santos Silva, Virgínia Moura, Vital Moreira, Artur Vieira de Andrade e Januário Godinho. Em 1940, fundou com outros tertulianos a Sociedade Editora Norte, que publicou um jornal clandestino.

Autorretrato, 1940, óleo s/tela, 58.5x49
Arlequim,1940, óleo s/tela, 92x73

Na Escola de Belas Artes conviveu com outros futuros artistas plásticos e arquitetos como Abel Moura, Januário Godinho, Fernando Távora, Nadir Afonso, Dominguez Alvarez, Guilherme Camarinha, entre outros.
Entre António Sampaio e Dominguez Alvarez, apesar da diferença de idades gerou-se uma cumplicidade especial que os levou a pintar juntos e a partilhar muitos momentos neste período escolar. Em 1938 através de Dominguez Alvarez, vendeu os seus primeiros quadros a coleccionadores que eram figuras influentes da cidade do Porto.

Ribeira de Gaia, 1940, óleo s/tela, 48,5x59cm

Em 1941 realizou a sua 1ª exposição individual no salão Silva Porto. A partir de 1942 participou na VII Missão Estética de Bragança, passando a deslocou-se com frequência a Trás-os-Montes.

S/título, 1942, óleo s/tela, 23.5x33 cm


Casas do Douro, 1942/43, óleo s/tela, 24.4x29cm


Numa das suas deslocações ao Marão, António Sampaio conheceu e fez amizade com João Teixeira de Vasconcelos, autor do livro “Memórias de um caçador de elefantes” e irmão do escritor Teixeira de Pascoaes. Através dele, conheceu o poeta e também a família deste, com a qual manteve sempre uma grande amizade. Passou a visitar frequentemente Amarante.


Fotografia com Almada Negreiros e João de Vasconcelos (sobrinho de Teixeira de Pascoaes) e António Sampaio em casa de Pascoaes, em 1969

Em 1944 finalizou o Curso Superior de Pintura na Escola de Belas Artes do Porto, onde foi aluno bolseiro e prémio “Rodrigues Soares”. Ainda estudante, fez parte do ”Grupo dos Independentes”.

Maria Antónia Beyer Sampaio

(Continua)