PRESENTE COM TALÃO DE TROCA



Pode dar muito jeito que o presente venha com talão de troca (especialmente se não sabem o nosso número da roupa), mas o talão retira toda a beleza e simbologia ao presente. Nessa altura, o presente pouco mais é do “pega lá neste dinheiro e compra o que te apetecer”. Ora isso já fazemos nós quando temos um dinheirinho extra.
Como ligaremos um presente a um momento e a uma pessoa se aquilo que temos não é a ideia original do nosso amigo, marido, familiar, mas uma troca de conveniência que fizemos?

Ainda que não gostemos especialmente dele, um presente marca-nos, toca-nos, pois ficamos a saber como o outro nos vê, como pensou em surpreender-nos agradavelmente, como tentou pôr um sorriso no nosso rosto. Mesmo quando foi desleixado e comprou qualquer coisa sem sentido, fica a recordação desse desleixo. Quando procedemos à troca até isso se vai.

Os únicos presentes que recordo são aqueles que revelavam quanto aquele amigo(a) estava atento aos meus gostos e desejos, bem como à minha maneira de ser.
Sempre que dizemos a um filho(a) “Aqui tens o catálogo da Toys r us – escolhe o que quiseres!”, destruímos por completo a magia de receber um presente. Não foi o pai que lho deu, foi ele que o escolheu. 
O pai ou mãe possivelmente até lhe dizem que nem querem saber o que ele vai escolher, desde que escolha e não os aborreça. 
Aquele filho jamais sentirá que alguém esteve atento aos seus gostos, que alguém pensou nele além da tradição. Quando o pai, por azar, lhe voltar a pagar um conjunto de bonecas que ela já teve há dois anos, perceberá quanto inútil foi ter usado o cartão de crédito do pai em vez do seu coração ou da sua sensibilidade.
Um presente é um afeto e os afetos não têm talão de troca, só de retribuição.
GAVB